sábado, 30 de junho de 2012

Amor por "Heresia"

Alto! Antes de achar que o título tem algo a ver com religião e me condenar, deixe-me explicar o porquê. Heresia é o mais novo livro da Editora Arqueiro, da qual eu estou profundamente apaixonada. Emprestei o livro para minha mãe e ela meio que decidiu que o nome do meu filho vai ser Felippo Bruno (nem tive chance de argumentar!). O que me lembrou um post do blog Diamante Literário na qual eu visito diariamente, que fala sobre paixão por personagens ficcionais. Pra ser sincera só Deus sabe o quanto eu já me apaixonei por homens que estão no papel, mas o Giordano Bruno (mudou o Felippo quando se ordenou padre) só viveu numa época diferente, mas realmente existiu.

Ficha técnica:
Título Nacional: Heresia
Autor: S. J. Parris
Páginas: 360
Editora: Arqueiro


Preço médio: 25,00 reais

Sinopse:
Inglaterra, 1583: o país enfrenta um período conturbado, marcado por conspirações para derrubar a rainha Elizabeth, que é protestante. Muitos de seus súditos estão insatisfeitos com o governo e anseiam pelo retorno do país à religião católica. Em meio a esse clima de conflitos religiosos, o monge italiano Giordano Bruno chega a Londres, tentando escapar da Inquisição, que o acusou de heresia por sua crença num Universo heliocêntrico. O filósofo, cientista e estudioso de magia logo é recrutado pelo chefe do serviço de espionagem real e enviado a Oxford. 

Oficialmente, ele vai participar de um debate sobre as teorias de Copérnico, mas, em sigilo, deve se infiltrar na rede clandestina dos católicos e descobrir o que puder sobre um complô para derrubar a rainha. No entanto, quando um dos membros mais antigos de Oxford é brutalmente assassinado, a missão secreta do filósofo é desviada de seu curso. Enquanto ele tenta desvendar o crime, outro homem é morto e Giordano Bruno se vê envolvido numa sinistra perseguição. Alguém parece estar determinado a executar uma sofisticada vingança em nome da religião. Mas, afinal, de qual religião? 

À procura de pistas, o monge percorre os labirintos da biblioteca de Oxford e visita tabernas infames e livrarias misteriosas fora dos muros da universidade, chegando a lugares que ele nunca soube que existiam e fazendo descobertas que poderiam ameaçar a estabilidade da Inglaterra. Envolvido em uma rede de intrigas e traição, ele percebe que às vezes nem mesmo os mais sábios conseguem discernir a verdade da heresia. Alguns, no entanto, estão dispostos a matar para defender suas crenças. Baseado em fatos reais da vida de Giordano Bruno, Heresia exigiu uma pesquisa minuciosa da autora, que investigou a fundo a trajetória do monge e o contexto político e religioso da época em que ele viveu. O resultado é um suspense histórico repleto de reviravoltas surpreendentes.

Resenha: Em primeiro lugar começo dizendo de que entre todas as capas das publicações do exterior a Arqueiro escolheu a melhor sem nenhuma dúvida, meio misteriosa. Aliás devo admitir aqui minha queda por fundos escuros e caras com capuz nas capas (Assassin's Creed: Renascença e A Mão Esquerda de Deus). Giordano Bruno realmente existiu, que não reste dúvidas quanto a este assunto. 
Há um pouco de ficção amarrada junto com a realidade, mas sinceramente... Quem se importa? Fiquei tão imersa na história que quase me deprimi quando acabei, porque tive que esperar a continuação. O padre italiano é carismático, sarcástico, e um pouco safado, tudo medido para a hora certa e sem exageros. Aliás posso garantir que todos os outros personagens são igualmente bem construídos, tanto que detestei quem deveria detestar, admirei Sophia Underhill, a filha do diretor pela sua perspicácia, tudo seguindo a narrativa. Giordano nos leva numa investigação que me lembrou levemente o estilo Sherlock Holmes, embora com sua própria originalidade. 
Contras: Agora tem um certo detalhe que eu deveria levantar, o livro tem passagens bem descritivas e minuciosas que eu amei, mas que não é o estilo de todo mundo. Ansiosamente esperando a continuação...

Nota: 9,8 - Adquira sem medo!

Resenha de Livro: Histórias Extraordinárias





Ficha Técnica:
ISBN: 8500015985
Edição: 1
Coleção:
Ano: 2005
Páginas: 164
Dimensões (A x L x P): 23,00cm x 16,00cm x 1,00cm

Preço médio: 22,00


Sinopse:
O novo volume da coleção Clássicos Adaptados traz uma seleção dos dezoito melhores contos de Edgar Allan Poe, considerado o inventor do gênero policial. Há clássicos instigantes, como Os Crimes da Rua Morgue; Nunca Aposte sua Cabeça com o Diabo; O Coração Denunciador; A Máscara da Morte Rubra.

Resenha:

Estava eu aos meus 13 anos morando no interior me ocupando com algo que não me lembro quando meu pai chega com um exemplar dessa maravilha. Detalhe: Meu pai! O homem que mais detesta ler do mundo todo (ou talvez só tenha certa preguiça ou não encontrou um gênero que goste, eu não aceito alguém que deteste ler!). Então eu tinha que dar certo crédito a obra que ele tinha comprado, não era todo dia que eu ganhava livros. Inclusive outro dia fui olhar minha estante e tinha tanto livro que nem vi ele lá e acabei comprando de novo! Agora tenho dois, kkkkkkkkk.


Os contos são fantásticos (aposto que se meu pai soubesse do caráter deliciosamente perturbador que Poe escreve não teria me dado), me apaixonei por este livro! A Ediouro caprichou na edição com detalhes bonitos, com figuras no começo, mas não entre o texto (eu valorizo muito isso!). Enfim quem gosta de suspense, terror, crimes e sarcasmo é o melhor que posso indicar. Sinto que poderia falar de Poe uma tarde toda, afinal ele criou a palavra "detetive" e todo esse conjunto fantástico de obras. Detalhe para a tradução de Clarice Lispector!

Agora nem tudo é totalmente perfeito, nesse caso eu apontaria três pequenos problemas nessa edição: Baixa quantidade disponível, porque é uma edição antiga acredito que só existam ainda para vender na Livrarias Curitiba (não tem imagem lá, mas eu comprei e veio certinho). Apenas 4000 exemplares produzidos talvez o porque de ter tão poucas edições por aí (e a cega aqui tem duas!), por fim essa versão é daquelas que não pode abrir muito pra ler. Eu falo mesmo até porque nem ligo com esse detalhe, mas já tem gente que gosta de dobrar o livro, pois é cuidado com esse.
Nota: 9,0 merecidos - Adquira sem medo!

Começar do começo

Como eu estava lendo no mais recente volume da série de livros Dexter, difícil é começar pelo meio ou pelo final, mas mesmo assim seguimos com nossa vida sem nos preocuparmos com esses pequenos detalhes no caminho.

Início de blog, realmente espero que seja um esforço da minha parte que acrescente a vocês. Primeiro porque eu tenho muito, MUITO mesmo pra dizer sobre livros e entretenimento em geral e espero que seja útil a todos... Bjoos